quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Terça com humor

Pessoal,

Se suas terças-feiras têm sido sem graça e monótonas sem nenhum programa diferente para fazer, ai vai uma super e divertida dica. Vá ao teatro!!!
É nossa querida cidade não é só trânsito e stress não, existem várias opções culturais para você curtir durante a semana.
Então não perca Terça Insana, como o próprio nome diz acontece todas as terças, e a cada mês são apresentados espetáculos diferentes e divertidissimos. São vários personagens, cada um deles satirizando "figurinhas carimbadas" em nossa sociedade, não sei porque mas o pessoal de Brasília aparece muito.... A platéia vai ao delírio e a sensação ao sair da peça é de quero mais. Os espetáculos acontecem em um club de Pinheiros, e a galera que circula por lá é descolada e bonita. Os preços variam entre R$ 40,00 e R$60,00 e os ingressos podem ser comprados através do site: http://www.tercainsana.com.br/.

Bom espetáculo!!!!!!

Renata Korb

Segunda chance

A Mostra Internacional de Cinema deste ano já está acabando e infelizmente muitos filmes só foram exibidos na mostra e não vão entrar no circuito comercial de cinema, alguns sairão somente direto em dvd, outros nem isso.
Mas há alguns filmes que quem não teve chance de conferir antes de todo mundo na Mostra, ainda tem chance de ver na telona quando estrearem no grande circuito. E aqui vão boas opções para não deixar passar a segunda chance:
.:Across the universe (musical) - O romance dos jovens Lucy e Jude, se passa nos anos 60 e é embalado ao som de músicas dos Beatles, que vão sendo dispostas de maneira a fazer parte da narrativa. Para quem é fã de Beatles vai agradar na certa, pois muitas músicas estão sem cortes, o que já para quem não aprecia a banda ou o gênero musical pode tornar o filme um pouco cansativo. O longa é um dos primeiros da mostra a entrar nas salas de cinema do país, com data de estréia já em 07 de dezembro deste ano.
.:Medo da verdade (Drama) - adaptação do romance ''Gone, Baby, Gone'', de Dennis Lehane (autor de ''Sobre Meninos e Lobos'')sobre o sequestro de uma menina de 4 anos. O primeiro filme dirigido por Ben Affleck - quem também participou na criação do roteiro. Data de estréia: 15 de fevereiro de 2008.
.:Savage Grace (drama) - a atriz Julianne Moore - protagonista do filme - afirma ter sido um dos papéis mais dificeis em sua carreira. É uma história impactante sobre a decadência de uma família, que culmina quando o filho mata a mãe. O próprio diretor do filme (baseado em livro homônimo) admite que o filme pode ser perturbador, pois aborda incesto. Fica o aviso para pessoas mais sensíveis. O filme tem estréia prevista para dezembro deste ano.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Descoberta do Amanhã

Imagens do site style




Mais um final de temporada brilhante da semana de moda de Paris, desfiles desafiando a mente humana, trazendo novidades do nosso amanhã.


Um futuro tão próximo, que já podemos saborear a sensação de usar cores vibrantes e roupas tão estruturadas que formam um novo corpo.


Para o novo ano que se aproxima podemos aguardar estampas de flores, mas não pequenas e delicadas, e sim grandes e chamativas ,com cores tão vivas que ressaltam aos olhos. Ombros marcantes e bem estruturados, transparências em vestidos com fluidez. Não poderia faltar o toque masculino apresentados em uma fantástica alfaiataria, mas sempre com o jeitinho de deixar claro que quem o veste é uma mulher autêntica e forte.

A silhueta sobe, trazendo saias e calças bem altas, marcadas na cintura por cintos ou faixas.
As cores serão o famoso pink que já se apresenta desde a temporada passada, mas não sendo aceita ainda pelas parisienses, o amarelo-ovo, verde-floresta, azul podendo ser o royal, turquesa e o bic, já visto nessa última São Paulo Fashion Week, não pense que o branco e o preto desapareceram, continuam presentes, apenas abrem espaço para novos desafios.

Então quem gostou da chegada da calça skinny aproveitei agora, pois ela está com seus dias contados aqui no Brasil. Pois o que vemos lá fora está batendo logo logo por aqui!!

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A Salsa no Brasil !

Muito sensualismo, gingado e diversos giros podem resumir o que é dançar Salsa. Para quem ainda não conhece, a salsa é um ritmo quente de origem cubana que surgiu no final do século XIX, na época, se dançava em pares soltos .Com a chegada dos franceses em Cuba, a dança teve um importante avanço, começou a se dançar com pares entrelaçados. O homem tomava a mulher com a mão direita no centro das costas e com sua mão esquerda, a direita dela. A mão esquerda da mulher ficava sobre o ombro do parceiro.
Existia uma grande separação na zona pélvica e a aproximação se dava no dorso, ambos dançando com as pernas semiflexionadas. Esta distância entre os pares se devia ao fato de que as jovens iam acompanhadas por suas famílias e eram mal vistas se caso dançassem muito próximos. Ao dançar, sempre se flexionavam os joelhos e com eles movia-se todo o corpo, sem deslizar (porque o chão era de terra). Por isso os pés se levantavam de forma exagerada.
Com o tempo, a maneira de se dançar salsa foi mudando, os movimentos se tornaram mais suaves e ganhou espaço em vários países. Em São Paulo existem muitos bares destinados às pessoas que dançam salsa e para quem tem interesse de conhecer esse som quente que tem agradado a muitos. Com tanta influência da salsa em nosso país, acontecerá o 5º Congresso de Salsa nos próximos dias 14 a 17 de novembro. O evento é organizado pela Companhia de Dança Conexão Caribe, a primeira especializada em salsa no país, serão recebidos milhares de pessoas de todos os estados brasileiros e de outros países .
Este evento conta com a participação de mais de 50 professores, a maioria do exterior, que ministrarão aulas e workshops, serão quatro noites de bailes e shows, com mais de 100 dançarinos nacionais e internacionais a se apresentarem. Você pode participar desse congresso que será no Club Homes, um dos espaços mais elegantes e tradicionais de São Paulo, faça já sua inscrição pelo site http://www.salsacongress.com.br/ e entre nesse ritmo caliente.


Veja alguns bares de Salsa:

Rey Castro Cuban BarRua Ministro Jesuíno Cardoso, 181 -
Vila Olímpia(11) 3044-3294 / 3044-0716

Bar Conexión CaribeRua Belmiro Braga, 200 -
Vila Madalena(11) 3813-5229

Buena Vista ClubRua Atílio Innocenti, 780 -
Vila Olímpia(11) 3045-5245 / 3045-6219

AzucarRua Mário Ferraz, 423 -
Itaim Bibi(11) 3078-3130

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Politicamente artístico

Poucos possuem a curiosidade pela nossa casa de leis, a Assembléia Legislativa de São Paulo. Entretanto além de nossos políticos em exercício de seus mandatos, temos exposições gratuitas que longe de ser “a casa da ‘Dona Joana’” está aberto ao público com seus quadros, fotografias e esculturas.

Até mesmo no Diário Oficial – Poder Legislativo (claro), há espaço para a arte, que evidencia alguns nomes. Como no exemplar de 19 de outubro, que trata de Edgar Duvivier, escultor da ‘tradição’ realista.

Aos que gostariam de expor sua arte, saiba que apesar de simples é demorado, pois há uma lista de nomes em espera. A seleção ocorre perante a apresentação de um currículo e a exposição fica aberta por um mês.

Geralmente, ao fim da amostra, os artistas ‘doam’ algumas peças, que estão presentes pelos corredores desta ‘casa do povo’. Vale a pena conferir. Ainda mais que a Assembléia é uma obra de arte em si. Possui a idealização dos arquitetos Adolfo Rúbio Moraes e Fábio Kok de Sá Moreira, influenciados pelo estilo de nada menos que Oscar Niemeyer.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Íncubo,em latim Incubus


Semana passada o Brasil teve o prazer de receber a banda Incubus,pela primeira vez, desde sua formação na década de 90.
A banda californiana apresentou os sucessos do mais recente álbum,Light Grenades,onde mostrou toda sua versatilidade no palco. As apresentações aconteceram no Rio de Janeiro dia 13/10 e em São Paulo nos dias 14 e 15/10. A banda que no início foi considerada um novo Red Hot Chilli Peppers,provou ao público a diferença quando Brandon,vocalista, tocou atabaque e colocou o público ao delírio com sua percussão.


A mistura de sons forma este som multifacetado e agradável de escutar,mesmo nas canções mais pesadas,como "megalomaniac" que evolui a guitarra durante a música,tornando cada segundo mais envolvente de se acompanhar. Eles tocaram sucessos como " Drive", " Are you in?" e, é claro, a fantástica " Anna Molly" que é perfeita tanto na versão original, quanto na acústica que não perde sua energia nas batidas do violão.
A banda deixa um exemplo de rock consciente, sem perder o tato por canções mais sentimentais e originalidade,o que falta em muitas bandas da atualidade.

Ficam aqui algumas sugestões de canções da banda:

Anna Molly
Oil and Water
Megalomaniac
Are you in?
Drive
Dig
Pardon me
Consequence
I miss you

Aproveitem, até a próxima!

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Para ver em casa

Todo o mês vários filmes chegam às locadoras e embora o grande atrativo sejam os lançamentos, nem sempre eles são garantia de qualidade. Para te ajudar na hora de escolher vão aqui alguns lançamentos em DVD de setembro e outubro escolhidos a dedo para os nossos leitores.

1. Zodíaco [suspense/policial]- Baseado em um caso real, de um assasino que se denominava de Zodíaco e que imitando Jack, o estripador, escrevia cartas à imprensa deixando pistas sobre os crimes que cometia. Dirigido por David Fincher (Seven e Clube da luta) o filme mostra como o cartunista do San Francisco Chronicle, Robert Graysmith, se empenha em descobrir a real identidade do assassino mesmo que isso possa se tornar um perigo para ele mesmo. Um ótimo filme de suspense de um grande diretor, e elenco que mantém o ritmo e a tensão, dispensando os clichês comuns nesse gênero, como longas cenas de trilha instigante e sucessivos sustos. Pode interessar particularmente estudantes de comunicação por se passar grande parte na redação do jornal em que Graysmith trabalhava.
Curiosidade: Graysmith escreveu dois livros que serviram de base para o filme, o Zodíaco(que aparece em uma cena no filme) e Zodiac Unmasked: The Identity of Americas Most Elusive Serial Killer Revealed, sem título em português.

2. Mais estranho que a ficção [comédia]- a história contada nesse filme foge do convencional por ser metalinguistico, com toque de ironia e comédia romântica. Começa meio sem ritmo mas ao desenrolar se torna mais interessante até que você persebe estar entregue e torcendo pelo personagem. No fim acaba sendo uma grata surpresa. Uma comédia inteligente e inusitada, na qual o personagem principal é um cobrador de impostos que vê sua rotina mudada quando começa a ouvir uma voz falando sobre sua vida. E não posso contar mais, mas para saber como a história continua, alugue e se divirta.

3. Pequena miss sunshine [comédia] - tudo começa quando Olive, uma menina de 10 anos, é selecionada por engano para competir no concurso "Little Miss sunshine". No entanto o local do concurso é distante de onde ela vive, e a família não tem condições de pagar a viagem de avião. Então decidem ir todos (Olive, os pais, o irmão, o tio e o avô) numa Kombi em viagem do Novo México até o Sul da Califórnia. A partir daí você acompanha essa família, com seus desajustes e os problemas que arrumam durante a jornada. O filme é uma produção independente que ganhou espaço na mídia após ser ovacionado no Festival de Sundance(EUA). Levou ainda dois Oscars (Melhor Ator Coadjuvante (Alan Arkin) e Melhor Roteiro Original) entre outros.

***Já começou o burburinho que nos lembra que a 31º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo está pra começar...Aguarde em breve comentários sobre o evento desse ano.

Até a próxima.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Na trilha da Tropa

Já é de conhecimento do Brasil o conteúdo do filme“ Tropa de Elite “,as cenas estão marcadas por uma trilha sonora vasta,mas, o funk carioca é o foco neste texto.
Desde a década de 90 o funk esta exposto na sociedade, os rappers mais expressivos são MC Galo, MC Mascote, MC Catra, Cidinho e Doca e Duda do Borel, entre outros.

Todo funk proibidão tem o propósito de expressar os acontecimentos ocorridos nas comunidades onde o tráfico de drogas é predominante, relatam a violência, fazem apologia as drogas e possuem códigos nas músicas. Entender o tráfico é complicado,pois dentro dele existe códigos,valores e regras. O funk já ocupou um lugar na sociedade,mas o contexto dele é muito diverso, ele é resultado da influência do Miami Bass,vindo dos EUA e transformado no que é hoje por interesses lucrativos.

No início as músicas possuiam um conteúdo que falavam das mazelas sociais vividas pelas comunidades e usavam recursos sempre iguais em todas as canções como” vamulá vamulá” ou “ quero ouvir quero ouvir”,recursos os quais o receptor sempre se apegava, nos espaços vazios o uso de “ laía laía”, ou “ lalaô lalaô” serviam para preencher as lacunas da música,este funk era tocado nas rádios do país na época em que ainda era chamado de rap.

Muitos rappers criavam os “ mêlos”,como o Mêlo de Acarí, e nestes contavam toda uma história,aproximando o funk do rap de outras periferias.Mas,ao passar do tempo percebeu-se que este funk não lucrava tanto, e começaram a criar canções eróticas que vendiam e se propagavam com mais facilidade. Tudo isso devido ao alto apelo especulativo de lucro, as músicas sempre machistas tratam a mulher como objeto,coisa,não muito diferente dos comerciais de cerveja e outros afins.

O funk é característica de uma sociedade dentro de uma outra, que busca em suas batidas a alegria e a possibilidade de cantar o que se sente,o que se vê e o que representa a vida naquele contexto, a trilha do filme esta em perfeita harmonia com o propósito do mesmo,mas temos que passar a enxergar além de nossos preconceitos, para, enfim, evoluirmos em uma sociedade justa, com paz, justiça e liberdade cantada em inúmeros funks.

A dança de salão nunca esteve tão na moda !

www.carlinhosdejesus.com.br


A dança traz benefícios para todas as faixas etárias, inclusive para as pessoas que estão na terceira idade, pois promove um ótimo condicionamento físico, queima de calorias, melhoras no sistema cardiovascular e ainda funciona, para muitos, como terapia.

A dança de salão tem sido muito procurada, porém as pessoas ainda têm dúvidas sobre suas modalidades, pois ela engloba vários ritmos, como a salsa, forró, bolero, gafieira, samba rock, valsa, zouk entre outros, podemos dizer que a dança de salão é tudo que se dança a dois.

Ritmos do mundo inteiro podem ser encontrados em uma única pista de dança, excluindo preconceito, faixa etária ou até mesmo classe social. Além de abranger os três domínios da natureza humana – biológico psicológico e social – funcionando como um agente motivador do indivíduo para a manutenção ou recuperação da vida. Graças a dança, é possível envelhecer com saúde e qualidade de vida.

Algumas pessoas sentem dificuldades em aprender a dançar, mas nada que alguns meses de treino e dedicação para poderem arrasar em uma pista de dança.
São Paulo oferece diversas escolas de dança e muitos bares com todos os tipos de ritmos, portanto não perca tempo e seja um dançarino.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Cultura

Pessoal, o fim de semana está chegando e para quem não pode ou não quer sair de São Paulo o que não falta são excelentes opções de entretenimento na cidade.

Uma delas é a engraçadissíma peça My Fair Lady, a eterna produção da Broadway está em sua segunda temporada na cidade e é considerada por vários críticos como o melhor musical do momento.

Se você gosta de música e diversão não perca tempo, a peça esté em suas últimas semanas no Teatro Alpha, as sextas, sábados e domingos. E se pintar aquela fome antes ou depois do espetáculo, experimente os deliciosos quiches servidos no local, e aproveite para ver os gatos que circulam por lá. Ah, já ia me esquecendo, ainda tem o gato do Saulo Vasconcelos!!!

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Amo muito tudo isso!!!




Imagem do site Style


Mais um começo de temporada fascinante, Paris como sempre é The Best!!! Em suas ruas movimentadas podemos sentir as vibrações do nervosismo e ansiedade das pessoas, que vindas de várias partes do mundo, procuram pelo novo. Salas cheias, onde todos os olhares se voltam para as novas criações de um idealizador, que consegue ver mil anos luz à nossa frente, nos mostrando uma pequena idéia do nosso amanhã. Mas as atenções não ficam somente na passarela, mas também nos looks desfilados pelos jornalistas e convidados, que a cada dia demostram que realmente tem estilo e personalidade.

Para muitos, principalmente para os observadores de moda, ser fashion é usar tudo que a estação manda, o que não é verdade, pois o verdadeiro fashionista sabe buscar e montar o seu verdadeiro look, demostrando personalidade e autenticidade.

Então aguarde por uma descrição dos desfiles que mais chamaram atenção nessa temporada.
Até a próxima!!!

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Cowtextualidade

Imagine vaquinhas, ou melhor, vaconas. Sim, estátuas de vacas em fibra de vidro que são consideradas por seus criadores ‘arte contemporânea’. COWPARADE, uma exposição aberta ao público(literalmente) apresenta sua versão carioca, no Rio de Janeiro (claro!). A exposição já passou por diversas cidades do mundo, só no Brasil foram 3.

A arte de cada vaca tem um ‘dono’ que participa de um processo seletivo. No Rio, os croquis enviados passarão por curadores e os resultados sairão em novembro, onde serão leiloadas as vacas mais bem votadas. É quase um concurso de beleza! E inteiramente inédita! Não há exposição semelhante no mundo! Não só pela escolha do bichinho (que cabe acrescentar uma rara imaginação fértil), mas pelo porte de uma exposição de rua.

Algumas pessoas não consideram esse feito como arte, outros acham um tanto diferente! Pessoalmente prefiro não comentar... LIBERDADE DE EXPRESSÃO é isso aí!


São Paulo
Douglas Garcia/UOL

Cowpirinha

Rio de Janeiro
Douglas Garcia/UOL
No orelhão

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Início

Inaugurando este Blog, quero primeiro fazer uma breve apresentação do que haverá por aqui. Vamos tratar de Cultura em várias vertentes: música, Cinema, Teatro....e eu Mariana agora vou falar um pouco sobre cinema.

O tema hoje é: fora de ordem. Filmes que não seguem a ordem cronológica dos fatos ou que comecem pelo final. Escolhi três ótimos filmes policiais com essas características. Nenhum deles é lançamento, já estão escondidos nas prateleras das locadoras, mas vale a pena procurar ou (sem trocadilho) ver de novo.

Primeiro: Amnésia(2000). É o mais emblemático do tema de hoje, pois o filme todo é montado em uma ordem diferente do convencional. Realmente prende quem assiste, cada cena pode ser importante no desfecho.

Segundo: Pulp fiction(1994). Item obrigatório na lista de todo cinéfilo, este filme traz três histórias contadas paralelamente que depois se revelam interligadas. Venceu o Oscar de melhor roteiro original em 1995, entre vários outros prêmios como Palma de Ouro em Cannes.

Segundo: Xeque Mate(2006). O mais atual e que tem influência dos dois anteriores. Com atores já consagrados no elenco como Bruce Willis e Morgan Freeman, tem potencial de Blockbuster mas não teve tanta publicidade justamente por ser um pouco "elaborado demais" para o gosto do grande público. Não foi muito bem na bilheteria americada tampouco por aqui. Mas Balaiada recomenda.

Por hoje é isso, dia 17 tem mais dica de cinema. Uma boa semana e Bom filme.