quinta-feira, 22 de novembro de 2007

A dança se despede de Maurice Bréjat

Luís Efigénio/PÚBLICO
Perdemos hoje Maurice Béjart, um dos fundadores da dança contemporânea, que sempre tentou aproximar o grande público da arte que é a dança.
Na semana passada, Béjart havia sido hospitalizado pela segunda vez em um mês para ser submetido a um tratamento cardíaco e renal. O coreógrafo padecia há anos de vários problemas de saúde que o obrigaram a reduzir suas atividades.
Apesar da saúde delicada, o artista acompanhava diariamente as atividades de sua companhia. Em meados de outubro, Béjart ficou hospitalizado vários dias por causa de seus exageros.
Sua carreira foi muito prestigiada, Béjart coreografou mais de 200 balés, a maioria para sua própria companhia. Em Bruxelas, ele fundou o Balé do século XX, mais tarde, em 1987,a companhia foi transformada em Bréjat Ballet Lausanne.
Em 1992, o coreógrafo criou um novo grupo, o Mudra, de infra-estrutura menor e com o objetivo de investir em novas formas de expressão.
Os 35 bailarinos da companhia estão ensaiando uma nova produção intitulada "A Volta ao Mundo em 80 Minutos", que tem estréia marcada para 20 de dezembro em Lausanne.
“Apesar da tristeza, o show deve continuar”, foi isso que Bréjat sempre passou a seus alunos.
Com a morte de Maurice Béjart, perdemos um dos maiores coreógrafos de nossos tempos, um dos mais famosos e mais admirados.

Viva o nacional

Muitas pessoas têm preconceito com o cinema brasileiro. Mas mesmo esses têm algum filme que apreciam. Isso por que o cinema nacional tem qualidade e variedade. Há filme de todos os tipos, desde os cults até os que passam quase todo mês na TV, de comédias à dramas. Isso mostra que não há espaço somente para as milionárias produções holywoodianas.

Como nessa variedade tem lugar para todos os gostos, colocarei opções de três gêneros.

Comédia: O auto da compadecida, Lisbela e o prisioneiro , e o lançamento A grande Família. Todos passam longe de ser polêmico, usam personagens exagerados ou até mesmo caricatos que cuidam da parte cômica e um enredo leve, perfeitos para se ver em família.
Drama: Olga e Zuzu Angel. Dois filmes impactantes sobre mulheres fortes e os dramas que enfrentaram. A atuação em ambos é impecável e as tramas baseadas em histórias reais.
Policial: Tropa de elite e Cidade de Deus. Dois filmes polêmicos e com cenas chocantes e que tentam mostrar a realidade sob algum aspecto. São muito comparados por esses aspectos, mas têm suas diferenças também. Vale a pena conferir.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Novidade na cuca

Para quem está na procura de um som novo e animado, apresento a banda Seu Cuca. Eles estão na estrada já faz um tempo e possuem grandes sucessos como "Já que você não me quer mais" que entrou para a trilha da novela Malhação.
A banda já passou por mudanças e hoje está na ativa com o não tão novo cd " Daqui pra Frente", as músicas tateiam as diversas vertentes músicais, como rock, reggae e um pouco de música romântica.
Quem pensa que vai escutar um monte de moleques que aprenderam a tocar se engana, as letras envolventes faz qualquer um entrar na dança e reflitir sobre o que é a vida. Melodias afinadas e arranjos que ligam cada nota dão o tom dessa banda carioca que ainda não está presente no circuito nacional de sucesso, mas já faz cariocas e mineiros caírem na dança.
James Lima, vocalista, é o compositor de quase todas as letras e faz o público delirar com o refrão " e agora o que te resta um tênis velho e um " o" de otário na testa", as letras de James questionam a inércia da juventude e as atitudes nem sempre válidas de nossa geração.
O Balaiada das Gatas tem o prazer te apresentar Seu Cuca!!!

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

O privado e o público

No segundo semestre de 2005, foi iniciado um projeto que continha como base uma palavra, público. O Projeto Público é a perfeita mistura de idéias entre músicos que querem seu trabalho fundamentado no entretenimento inteligente, a política aqui é realmente para o bem e evolução da platéia. A seguir, segue a entrevista com um dos integrantes da banda, Rafael(Plaza).

>Qual é o propósito da banda?

É fazer musicas com simplicidade falando de realidade e cotidiano. Falar sobre o que todas as pessoas tem e sentem, mas quase nunca dão atenção, aquilo que muitas vezes parece muito particular mas faz sentido a todos, os sons das ações do dia a dia, as pequenas coisas. Apenas pessoas comuns querendo coisas em comum.
>Por quê "Projeto Público"?

A ideia inicial não era formar uma banda, e sim juntar coisas boas, que amigos ou até desconhecidos tinham guardadas em suas gavetas. Não existiam integrantes, cada música tinha pessoas diferentes participando. Por isso o nome Público. Ainda continuamos com essa idéia, mas agora temos uma formação e integrantes fixos.
>Quem são os integrantes da banda,idade,função?
Rafael Plaza - 21 - Gaita
Léo Coelho - 20 - Guitarra/Violão
Gui Mariano - 20 - Baixo/Voz/Violão
Jullie - 15 - Voz Renato
Mullinari - 24 - Bateria
>Quando começou a banda e projetos para o futuro?
Nos juntamos no inicio do segundo semestre de 2005, mas nos firmamos como banda no fim de 2005. Planejamos lançar um álbum em breve e tocar na maior quantidade de lugares possível.
Quais meios para se conhecer o trabalho da banda?
Basicamente Internet(sites abaixo), shows e pelo CD.
http://www.projetopublico.com.br/
www.myspace.com/projetopublico
www.fotolog.com/projeto_publico
>Quando sairá o CD, e próximos shows?
O CD já saiu, na verdade é um EP, se chama simples, tem 6 Musicas. É um apanhado de musicas gravadas em estúdios diferentes e em épocas diferentes. Estamos sem shows marcados pois estávamos terminando o CD e queríamos fazer isso com calma.